IPO Porto vai participar num estudo europeu sobre medição de custos

14/06/2018

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) vai participar num estudo europeu de medição de resultados e de custos no cancro de pulmão para compreender as variações existentes.

O estudo, que vai ser promovido pelo International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM) e pela All.Can, integra onze instituições de saúde de vários países, como Itália, Espanha e Bélgica.

O IPO Porto vai implementar este projeto na Clínica do Pulmão durante o ano de 2019. De acordo com o Presidente do IPO Porto, Laranja Pontes, este projeto permitirá «comparar o desempenho com outras organizações, identificando oportunidades de melhoria, com o objetivo de aumentar os ganhos em saúde para os doentes e a eficiência na prestação de cuidados».

Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que apoia a participação do IPO Porto no estudo, considera «tratar-se de uma excelente oportunidade para promover a adoção e a posterior disseminação de boas práticas na medição de resultados em saúde em Portugal».

A representação das duas instituições, IPO Porto e APAH, será efetuada por uma equipa que traduz o caráter multidisciplinar do projeto e do tratamento da patologia oncológica, sendo constituída por Marta Soares (médica orientadora da Clínica do Pulmão), Esmeralda Barreira (enfermeira coordenadora da Clínica do Pulmão), Marina Borges (coordenadora do Outcomes Research Lab) e Miguel Lopes (Secretário-Geral da APAH).

O ICHOM é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo transformar os sistemas de saúde a nível mundial, através da medição e avaliação dos resultados observados nos doentes, sendo estes resultados fundamentais para medir a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

O IPO Porto e a APAH estarão presentes no evento de lançamento do projeto na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, em Madrid.

Visite:

IPO Porto  – http://www.ipoporto.pt/