Cuidados continuados integrados: ARS Centro e Segurança Social renovam 38 acordos

18/06/2018

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e os centros distritais da Segurança Social desta região renovaram 38 acordos com diversas instituições no âmbito dos cuidados continuados integrados.

A ARS Centro e os centros distritais da Segurança Social de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu «procederam à renovação de 38 acordos com Santas Casas da Misericórdia, instituições particulares de solidariedade social e hospitais no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), explica a ARS.

As renovações, que dizem respeito ao triénio 2018/2020, «contemplam unidades de cuidados continuados integrados de longa e média duração e convalescença, que já se encontram em funcionamento» naqueles seis distritos, acrescenta.

A RNCCI tem, na região Centro, uma capacidade de oferta de 2.329 camas, acrescenta a Administração Regional de Saúde, adiantando que a renovação destes acordos «permite o funcionamento de 818 camas já existentes», por um período de mais três anos (até 2020).

Projeto conjunto dos ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, «a RNCCI é formada por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e apoio social».

Os cuidados continuados integrados «promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia, estando centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra», salienta.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt