Artrite Idiopática Juvenil: CHUC contraria mito de que o reumatismo é doença de velhos

20/06/2018

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), através de uma equipa da Consulta de Reumatologia Pediátrica do seu Hospital Pediátrico, promove o IV Encontro de Jovens com Artrite Idiopática Juvenil, a decorrer no Parque dos Monges em Alcobaça, nos dias 23 e 24 de junho de 2018.

Contrariando o mito de que «o reumatismo é uma doença de velhos», a Unidade de Reumatologia do Hospital Pediátrico do CHUC observou, nos últimos 32 anos, 3.482 doentes, dos quais 45% são doenças reumáticas.

O encontro, que conta com a participação de 20 jovens, tem como objetivo humanizar a relação médico-doente e mostrar-lhes que não são únicos na doença que os afeta.

De acordo com o CHUC, estes eventos proporcionam a estes jovens a partilha de experiências e a expressão de emoções, de forma a  facilitar e a promover a aceitação da doença crónica, assim como a sua incorporação nas rotinas do dia-a-dia de forma harmoniosa.

O ambiente informal, mais descontraído, vai contribuir para lhes proporcionar uma forma diferente de ver a sua doença e sobretudo perceber, numa idade em que a identificação com os pares é fundamental, que não são únicos.

Os participantes neste projeto ficarão alojados no Parque dos Monges, em Alcobaça, e farão uma visita ao Centro de Interpretação de Aljubarrota, bem como outras atividades sugeridas pelo Parque dos Monges.

Para saber mais, consulte:

CHUC > IVEncontro de Jovens com Artrite Idiopática Juvenil