CHBM | Máscaras termoplásticas: Centro hospitalar sensibiliza população para a doença oncológica

22/06/2018

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), através do Serviço de Radioterapia, está a promover a exposição com o tema «Por detrás da máscara… o cancro», que pretende sensibilizar a população para a doença oncológica e dar a conhecer a radioterapia.

Em conjunto com os alunos da Escola Secundária Augusto Cabrita, transformaram em arte máscaras termoplásticas, que habitualmente são utilizadas para imobilizar doentes em tratamento de radioterapia que incida na zona da cabeça e pescoço e sistema nervoso central.

Esta exposição, patente na entrada do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 29 de junho, teve como inspiração um projeto idêntico desenvolvido em Washington, intitulado «Courage Unmasked», em que um doente, em 2009, decidiu transformar a sua máscara de tratamento numa obra de arte e, posteriormente, com a colaboração de alguns artistas plásticos, criou uma exposição.

No âmbito da iniciativa, na Escola Secundária Augusto Cabrita, foi feita uma campanha de sensibilização, pelos radioterapeutas do CHBM, com o objetivo de alertar para o cancro.

Tem-se assistido ao aumento da taxa de incidência do cancro em Portugal. Esta tem crescido três a quatro por cento ao ano e, em 2017, foram registados cerca de 50 mil novos casos. A patologia atinge com maior frequência pessoas com mais de 40 anos, sendo o risco de cancro cinco vezes maior a partir desta idade.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Por detrás da máscara… o cancro