Rock in Rio 2018 | Let’s Talk: Espaço da DICAD no festival alerta para o consumo de álcool

26/06/2018

A Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) dispõe de um stand no recinto do Rock in Rio Lisboa 2018, com o mote «Let’s Talk». A recetividade do público tem sido positiva.

Mais de 1.500 pessoas abordadas, 188 testes de alcoolemia, 330 preservativos distribuídos, cerca de 2.500 pulseiras 18+ colocadas, 44 estabelecimentos e 163 colaboradores contactados sobre venda responsável de álcool são os números do primeiro dia da DICAD na edição deste ano do Rock in Rio. Após o sucesso do primeiro fim-de-semana, a iniciativa vai continuar a 29 e 30 de junho. Aparece, «Let’s talk»!

«Foi com bastante naturalidade e muita curiosidade que os frequentadores do Rock in Rio 2018 se dirigiram ao espaço da DICAD, onde se fazem testes de alcoolemia e de monóxido de carbono (a fumadores), se distribuem preservativos, géis lubrificantes e chupa-chupas, aproveitando o momento para o esclarecer dúvidas e aconselhar sobre consumos, tudo num ambiente muito informal e com o objetivo de reduzir riscos», explica a ARSLVT.

A preocupação mais premente de festivaleiros e da equipa está relacionada com o consumo de álcool, procurando os primeiros perceber o impacto do que já tinham consumido até à realização do teste, e tentando os segundos fazer a sensibilização para os riscos de conduzir com álcool no sangue.

Em simultâneo, e pela primeira vez, a DICAD sensibiliza também os operadores e funcionários de bares e restaurantes, reforçando esses contactos ao longo do dia com distribuição de crachás alusivos à não disponibilização de bebidas alcoólicas a menores. «A recetividade foi muito positiva – tanto mais que se trata de unir esforços para a venda e consumo responsáveis», salienta a ARSLVT.

Espalhados por todo o recinto também estiveram voluntários formados pela DICAD que distribuíram as pulseiras verdes da ação 18 +.

Resultante do protocolo celebrado entre a ARSLVT, o Rock in Rio e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, esta intervenção permite a fácil identificação de jovens que podem não aparentar a sua maioridade.

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP – http://www.arslvt.min-saude.pt/