Investigadora do Instituto Ricardo Jorge integra conselho de editores de revista internacional de Alimentação e Nutrição

imagem do post do Investigadora do Instituto Ricardo Jorge integra conselho de editores de revista internacional de Alimentação e Nutrição

26-06-2018

Isabel Castanheira, investigadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, passou a integrar o conselho de editores associados da prestigiada revista internacional “Food Chemistry”. A colaboração com esta revista científica, focada na publicação de trabalhos científicos sobre o estudo e caracterização de componentes alimentares, terá a duração de, pelo menos, três anos.

“É uma enorme honra ter sido escolhida e convidada por pares para integrar o conselho de editores associados de uma publicação prestigiada e tão bem cotada entre a comunidade científica internacional na área da Alimentação e Nutrição como é o caso da Food Chemistry“, sublinha a responsável do Laboratório de Materiais de Referência do DAN. Isabel Castanheira é investigadora do Instituto Ricardo Jorge desde 2002 e desenvolve o seu trabalho principalmente nas áreas de bioinorgânica, segurança alimentar, qualidade e metrologia da alimentação e nutrição, através da realização de diferentes projetos de investigação e prestação de serviços diferenciados.

Entre estes serviços salienta-se a análise e caracterização de nutrientes e contaminantes inorgânicos e suas espécies químicas por ICP-MS (Espectrometria de Massa com Plasma Induzido) e HPLC-ICP-MS (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada à Espectrometria de Massa com Plasma Induzido). Recentemente passou também a desenvolver uma linha de investigação sobre estratégias de mitigação para contaminantes de processamento alimentar.

A este propósito, refira-se que o Instituto Ricardo Jorge é o único laboratório, em Portugal, com ensaio acreditado pela Norma ISO/EN/NP 17025 para a análise de Iodo por ICP-MS, o método analítico recomendado pela Organização Mundial de Saúde para a determinação deste elemento em alimentos. É ainda a única entidade a nível nacional com capacidade instalada para identificar e quantificar espécies de arsénio com diferentes graus de toxicidade, por HPLC-ICP-MS, método também recomendado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e pela sua congénere norte-americana (FDA).