Agenda | VIH Sida: Sessão de apresentação de resultados dia 5 de julho, em Lisboa

04/07/2018

A Direção-Geral da saúde promove a sessão de apresentação dos mais recentes resultados alcançados por Portugal, no âmbito das Metas 90-90-90, da ONUSIDA. A cerimónia, intitulada «VIH: Passado, Presente e Futuro 90-90-90», irá decorrer no dia 5 de julho, a partir das 9h30, no átrio da Entrada da Estação do Cais do Sodré, em Lisboa.

A sessão de abertura será presidida pelo  Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, encerrará a cerimónia de apresentação do relatório «Infeção VIH e Sida – Desafios e Estratégias | 2018».

Portugal atinge duas das três metas da ONUSIDA.

Pela primeira vez, Portugal atingiu dois dos três noventas que compõem as metas das Nações Unidas do combate ao VIH/Sida para 2020 – 90% das pessoas com VIH diagnosticadas; 90% das pessoas diagnosticadas em tratamento e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável. Esta é uma das novidades que consta do relatório «Infeção VIH e Sida – Desafios e Estratégias I 2018», da Direção-Geral da Saúde, que será apresentado esta quinta-feira, dia 5 de julho.

O evento, onde se falará do passado, do presente e do futuro do combate ao VIH, e onde serão divulgados os dados mais recentes relativos a esta epidemia em Portugal, contará com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, da Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida, Isabel Aldir, e do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.

A relevância dos resultados alcançados por Portugal está na origem da vinda do Coordenador do Programa de Doenças Transmissíveis, Tuberculose, VIH/Sida e Hepatites, da Organização Mundial da Saúde Europa, Masoud Dara, que estará pela primeira vez em Portugal para participar no evento.

Local: Átrio da Entrada da Estação do Cais do Sodré

Consulte:

Programa

Informação VIH/Sida