Vigilância epidemiológica em eventos: Instituto Ricardo Jorge vai colaborar com ULS Castelo Branco

24/07/2018

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge assinaram, no dia 20 de julho, um protocolo de colaboração que consiste na vigilância epidemiológica em eventos que comportam elevado número de pessoas (mass gatherings).

Ao implementar um sistema de vigilância epidemiológica nos eventos realizados na área de abrangência da ULS Castelo Branco, a deteção precoce de fenómenos vai possibilitar uma intervenção mais célere.

Eventos de massas ou de multidões (mass gatherings) podem ser definidos, segundo a Organização Mundial da Saúde, como reunindo «mais do que um determinado número de pessoas num local específico para uma finalidade específica (função social, de lazer, desportiva ou outra), por um período definido de tempo».

A existência de ferramentas, conhecimento e profissionais treinados para lidar com a vigilância epidemiológica deste tipo de eventos é fundamental, criando capacidade de lidar com eventos de grande dimensão e será feito através do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge e da área de Saúde Publica da ULS Castelo Branco.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Castelo Branco > Notícias


Instituto Ricardo Jorge e Unidade Local de Saúde de Castelo Branco assinam protocolo na área da vigilância epidemiológica em eventos

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Unidade Local de Saúde de Castelo Branco assinam protocolo na área da vigilância epidemiológica em eventos

24-07-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco assinaram, dia 20 de julho, um protocolo de colaboração que tem como objetivo a deteção precoce de fenómenos de doença em eventos de massas de forma a possibilitar uma intervenção mais célere. O acordo assinado prevê a implementação de um sistema de vigilância epidemiológica nos eventos a realizar na área de abrangência da ULS de Castelo Branco.

No âmbito deste protocolo, a ULS Castelo Branco facultará os dados de eventuais atendimentos relacionados com eventos, enquanto o Instituto Ricardo Jorge será responsável por garantir uma equipa de vigilância epidemiológica nos locais, com profissionais de saúde que assegurem o registo das ocorrências e eventuais inquéritos epidemiológicos. Sempre que seja detetada alguma informação com relevância na área da saúde pública, será feita uma comunicação à Autoridade de Saúde Local para que possam ser tomadas as necessárias medidas de controlo

Nos últimos anos, o Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge tem vindo a desenvolver soluções que visam suportar a vigilância epidemiológica de eventos de massas, indo além dos sistemas habituais e visando maior capacidade de deteção e resposta mais ágeis. Estas soluções incluem ferramentas de registo e análise em tempo real, com componentes de sistemas de informação geográfica, integrando dados prestadores de saúde convencionais (Hospitais, Centros de Saúde, INEM, entre outros) mas também pelos prestadores disponíveis nos eventos.

A experiência acumulada em diversos eventos tem permitido a implementação destas soluções, o envolvimento e formação de diversos profissionais de saúde e a articulação com as autoridades de saúde locais, bem como a partilha destas experiências em comunicações em congressos nacionais e internacionais. Eventos de massas ou multidões (mass gatherings) são eventos que reúnem mais do que um determinado número de pessoas num local específico para uma finalidade específica (função social, de lazer, desportiva ou outra), por um período definido de tempo e que colocam sob pressão os sistemas locais.

Os riscos para a saúde aumentam nestes eventos, devido ao elevado número de contactos interpessoais, à concentração elevada de participantes, à existência de estruturas de restauração temporárias e também ao consumo excessivo de álcool e uso de drogas recreativas, o que pode também propiciar comportamentos de risco. Portugal é um país particularmente vocacionado para grandes ajuntamentos de pessoas, devido ao seu clima, ao peso do turismo e também à sua cultura.

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Unidade Local de Saúde de Castelo Branco assinam protocolo na área da vigilância epidemiológica em eventos