Centro de Referência Europeu: Unidade de Neurossonologia do São João recebe certificação

30/07/2018

No contexto da Rede Europeia de Centros de Referência em Neurossonologia (ERNsono), o painel de Neurossonologia da Academia Europeia de Neurologia (EAN), em colaboração com a Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral, certificou a Unidade de Neurossonologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) como Centro de Referência Europeu em Neurossonologia.

Elsa Azevedo, responsável pela Unidade de Neurossonologia do CHSJ, explicou que «a Unidade cumpriu todos os requisitos para ser certificada como Centro de Referência Europeu. É assim, em simultâneo com poucas outras, das primeiras a serem certificadas a nível europeu, e a primeira a nível nacional».

«Foram fatores importantes de seleção não só o volume e diferenciação de exames, mas também os profissionais acreditados, a Unidade estar inserida em Serviço de Neurologia com importante atividade clínica, o cumprimento de critérios relativos à atividade científica, à colaboração em projetos de investigação internacionais e à realização de atividades formativas internacionais», salientou a clínica.

A doença vascular cerebral é a primeira causa de morte em Portugal e contribui para a incapacidade permanente de uma importante faixa populacional. De forma crescente, os estudos ultrassonográficos da circulação cervicocefálica, a par da neuroimagem parenquimatosa, têm-se revelado como um meio auxiliar de diagnóstico precioso e indispensável no estudo e monitorização destes utentes.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de São João – http://portal-chsj.min-saude.pt/