Monitorização do teor de açúcar em alimentos disponíveis no mercado português: contributo para promover uma alimentação saudável – INSA

imagem do post do Monitorização do teor de açúcar em alimentos disponíveis no mercado português: contributo para promover uma alimentação saudável

31-07-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, procedeu à monitorização do teor de açúcar em duas amostras de cereais de pequeno-almoço e iogurtes (sólidos e líquidos), disponíveis no mercado português. As conclusões deste trabalho indicam que estas categorias apresentaram medianas de teor de açúcar acima valores estabelecidos na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) para 2020.

Numa amostra de 167 iogurtes (122 sólidos e 45 líquidos), verificou-se que 22 iogurtes sólidos cumprem os valores estabelecidos na EIPAS para 2020, enquanto nos iogurtes líquidos nenhum cumpre esses valores. As medianas do teor de açúcar nos iogurtes sólidos e líquidos correspondem a 12,0 g/100 g e 12,1 g/100 mL. Em relação aos cereais de pequeno-almoço, numa amostra de 103 cereais de pequeno-almoço, observou-se que seis cumprem a recomendação preconizada para 2020, sendo que para este grupo de alimentos a mediana é 22 g/100 g.

Atualmente, os hábitos alimentares inadequados da população portuguesa são o fator de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos (15,8%), e um determinante importante de diversas doenças crónicas, representando estas 86% da carga de doença no sistema de saúde. O excesso de peso, a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares, as desordens músculo-esqueléticas e diversos tipos de cancro lideram, nacional e mundialmente, as principais causas de morte e de incapacidade.

“Monitorização do teor de açúcar em alimentos disponíveis no mercado português: contributo para promover uma alimentação saudável” foi publicado no Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica editada pelo Instituto Ricardo Jorge em acesso aberto e que visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa. Para consultar o artigo de Andreia Lopes Vargues, Paulo Fernandes, Roberto Brazão e M. Graça Dias, clique aqui.