ARSLVT reforça cuidados continuados integrados: mais 254 vagas até ao final do ano

02/08/2018

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anuncia que vai continuar a abrir novos lugares em Cuidados Continuados Integrados (CCI), estando prevista a abertura de mais 254 lugares até ao final do ano, sendo 102 novas vagas de saúde mental.

A aposta no reforço dos CCI na região traduziu-se na abertura, em 2018, de 76 novas camas de cuidados continuados nas várias tipologias (longa duração, média duração e convalescença).

Em 2017 foram criados os Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, o que permitiu alargar a área de intervenção às pessoas com problemas do foro mental.

Atualmente, a ARSLVT disponibiliza 2.349 camas de cuidados continuados integrados, das quais 106 lugares de saúde mental.

Este valor corresponde a um aumento de 3,3% face a 2017 e que até ao final do ano será de mais 14,5%, o que comprova o trabalho desenvolvido para dar resposta às necessidades dos cidadãos em lista de espera/inscritos na rede de CCI. Esse trabalho inclui contactos permanentes com entidades diversas para que se possa aumentar a oferta, considerando a crescente procura.

Também têm sido efetuadas diversas ações junto de hospitais e respetivos profissionais de saúde, fomentando as boas práticas de referenciação e promovendo as mais-valias da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Reforçando os canais de comunicação existentes entre os recursos humanos diretamente envolvidos, é incentivado o encaminhamento dos utentes sempre que existam critérios conforme regulamentação em vigor, estimando-se que esta atividade teve impacto positivo no aumento o número de referenciações: mais 18,9% no primeiro semestre de 2018 face ao período homólogo de 2017.

Ao nível dos cuidados continuados domiciliários, nos casos com indicação clínica para tal, tem sido intensamente promovida a prestação de cuidados em casa do doente como alternativa ao internamento. Atualmente a região de Lisboa e Vale do Tejo possui 2.072 lugares de cuidados domiciliários integrados, envolvendo 59 equipas domiciliárias.

O objetivo de aumento de lugares domiciliários tem exigido o reforço de profissionais e de recursos materiais, criando equipas em áreas atualmente não cobertas, aumentando os horários de atendimento e promovendo o estabelecimento de parcerias com diversas entidades existentes na comunidade.

A dotação das equipas domiciliárias com as condições necessárias para responderem às necessidades das suas populações-alvo vai continuar a permitir o aumento do número de utentes beneficiários de cuidados de proximidade, que são um dos principais focos da estratégia da ARS na área de cuidados continuados.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo  – http://www.arslvt.min-saude.pt/