Nova edição de curso de epidemiologia e bioestatística aplicadas à investigação em saúde – INSA

imagem do post do Nova edição de curso de epidemiologia e bioestatística aplicadas à investigação em saúde

29-08-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, entre os dias 8 e 12 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, mais uma edição do curso “Epidemiologia e bioestatística aplicadas à investigação em saúde”. A ação formativa tem como objetivo desenvolver competências aos níveis do desenho de estudos de investigação, da utilização de métodos de análise, apresentação e interpretação de resultados.

Organizado em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, o curso tem duas versões que diferem na componente da análise estatística: na primeira versão o pacote de programas estatísticos usado é o IBM-SPSS, enquanto na segunda versão, adotada em 2018, é utilizado o ambiente R (The R Project for Statistical Computing). Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição, até ao dia 30 de setembro, através do preenchimento do seguinte formulário.

“Introdução aos métodos epidemiológicos”, “Estudos analíticos”, “Medidas de risco”, “Vieses e confundimento” e “Epidemiologia: associação e causalidade” são alguns dos principais temas que fazem parte do programa do curso, que conta com uma forte componente prática com recurso à demonstração dos métodos de análise estatística em ambiente R e à análise crítica de relatórios e artigos científicos. Os formandos que o desejarem poderão realizar uma avaliação final para verificação das suas aprendizagens.

Todos os formadores de “Epidemiologia e bioestatística aplicadas à investigação em saúde” são colaboradores do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge e dispõem de formação específica em epidemiologia e estatística, à qual se adicionam vários anos de experiência no delineamento e análise de estudos epidemiológicos assim como experiência de formação e docência. As metodologias epidemiológica e bioestatística são essenciais para o planeamento, execução, análise e interpretação de resultados de estudos de investigação na área da saúde.