Portugal acolhe reunião da OMS Europa sobre Tabaco a 11 e 12 de Setembro em Lisboa

Portugal acolhe reunião da OMS Europa sobre Tabaco

Portugal acolhe a reunião preparatória dos países da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco. O encontro terá lugar nos próximos dias 11 e 12 de setembro, no Palácio Foz, em Lisboa, e contará com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

O encontro coorganizado pelo escritório regional da OMS para a Europa, pelo Secretariado da Convenção-Quadro e pelo Ministério da Saúde trará a Portugal 35 Partes da Convenção e representantes da sociedade civil. Nesta ocasião, as Partes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, partilhar experiências e opiniões e explorar posições comuns para a Região Europeia.

A Conferência das Partes é um órgão deliberatório que reúne os 181 países membros da Convenção-Quadro da OMS para o Controlo do Tabaco, de dois em dois anos, direcionando as ações dos países, no sentido de restringir a produção e o consumo do tabaco. Nesta oitava sessão da COP, marcada para os dias 1 a 6 de outubro, em Genebra, na Suíça, serão debatidos, entre outros assuntos, a questão dos cigarros eletrónicos, da publicidade, promoção e patrocínio do tabaco, e a questão de género.

O tabaco representa uma das principais causas evitáveis de doença e de morte prematura em todo o Mundo. Em Portugal, o consumo de tabaco é responsável por 10,6% das mortes. Só em 2016 morreram mais de 11.800 pessoas por doenças atribuíveis ao tabaco, o significa uma morte a cada 50 minutos.

Saiba mais aqui sobre prevenção e controlo do tabagismo em Portugal.