Suporte Básico de Vida: Hospital Fernando Fonseca dá formação a professores e alunos

01/10/2018

A formação de alunos e professores das escolas dos concelhos de Sintra e Amadora em Suporte Básico de Vida é um dos eixos da atividade preventiva do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) na comunidade.

Neste contexto, a Escola de Reanimação do Hospital Fernando Fonseca desenvolve a iniciativa «3C’s – Salva Uma Vida». Incorporado nas atividades da escola, o projeto assenta nos três pilares básicos da reanimação por leigos: CONFIRMAR a situação de paragem cardiorrespiratória. COMUNICAR a situação adequadamente ao serviço de emergência médica. COMPRIMIR o esterno a um ritmo de 100-120 compressões por minuto.

Mais de 1.500 alunos de escolas secundárias da Amadora e de Sintra já receberam formação em reanimação cardiorrespiratória no âmbito deste projeto. O objetivo é dotar as escolas dos conhecimentos e meios necessários para, a partir do 10.º ano, poderem ser os próprios professores a dar formação aos alunos, repetindo-a anualmente, até ao 12.º ano.

Esta iniciativa já permitiu, por exemplo, o salvamento de uma jovem estudante, vítima de paragem cardiorrespiratória, e cuja recuperação se deve à rápida intervenção de colegas e professores nas primeiras manobras de reanimação.

A Escola de Reanimação do Hospital Fernando Fonseca, a Câmara Municipal de Sintra e o Movimento Salvar + Vidas juntaram recentemente, no campo de futebol do Grupo Desportivo de Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês, mais de mil estudantes dos agrupamentos de escolas daquele concelho que já realizaram a formação no âmbito do projeto «3C´s – Salva Uma Vida».

Esta ação de mass training visou sensibilizar a comunidade para o facto da resposta rápida de proximidade ser fundamental, sobretudo nos primeiros minutos de uma paragem cardiorrespiratória, e divulgar o trabalho que está a ser realizado nas escolas.

Para saber mais, consulte:

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca > Notícias