Novo TAC em funcionamento: Valência da Unidade Hospitalar de Tomar vai servir a região

02/10/2018

O novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) instalado na Unidade Hospitalar de Tomar, que integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) começou hoje, dia 1 de outubro, a funcionar.

A partir desta data, todos os pedidos de TAC, provenientes das unidades hospitalares de Torres Novas e de Tomar deverão ser encaminhadas para as instalações do Serviço de Imagiologia em Tomar.

A instalação da TAC na Unidade Hospitalar de Tomar decorreu do esforço do Conselho de Administração «no sentido de, por um lado, valorizar a atividade clínica e, por outro lado, diversificar essa mesma atividade clínica nas três unidades hospitalares do CHMT». Este é o primeiro equipamento de TAC, propriedade do CHMT, ao serviço da população que abrange toda a região do Médio Tejo.

O novo TAC fará ainda exames prescritos pelo Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo, reforçando assim os mecanismos de articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde hospitalares, dando expressão à integração de cuidados por parte das instituições do Serviço Nacional de Saúde.

É «fundamental que o CHMT tenha meios próprios para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada, pois esta é a melhor forma de robustecer o Centro Hospitalar do Médio Tejo, dotando-o de mais e melhores equipamentos, mais modernos e inovadores e capazes de atrair jovens médicos», salientou o Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa.

Na apresentação deste equipamento, o Diretor do Serviço de Imagiologia, Isidoro Costa, sublinhou «o reforço muito importante para o Serviço de Imagiologia e a comodidade para os doentes que não terão de se deslocar para efetuar este exame e a motivação que representa para os recursos humanos internos».

O custo total da instalação do equipamento de TAC na Unidade Hospitalar de Tomar ultrapassou os 200 mil euros, tendo em conta que, além do equipamento, foi necessário proceder à requalificação das infraestruturas do espaço onde o TAC está instalado, bem como todo o complexo processo de formação dos profissionais.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE – Notícias