Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro

Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de outubro

 No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, a ARS Centro através do seu Conselho Regional de Saúde Mental, com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, organiza o encontro “Os Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança”.

Esta iniciativa pretende abordar projetos e áreas ligados à saúde mental dos mais jovens, como “Noites Saudáveis das Cidades do Centro de Portugal”, “Jovens e Saúde Mental: necessidades e respostas” e cuidados continuados integrados.

O encontro contará com as presenças, entre outras, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, do Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, António Leuschner, do Coordenador da Reforma do SNS para a área dos Cuidados Continuados Integrados, da Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, e de especialistas na área da Saúde Mental e da Segurança Social.

Para mais informações consulte aqui o programa do evento.


Oliveira do Hospital recebe sessão comemorativa a 10 de outubro

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, deslocou-se a Oliveira do Hospital para participar na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Mental, organizada pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), através do seu Conselho Regional de Saúde Mental, com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Subordinado ao tema genérico «Os Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança», tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano, o encontro aborda projetos e áreas ligados à saúde mental dos mais jovens, como «Noites Saudáveis das Cidades do Centro de Portugal», «Jovens e Saúde Mental: necessidades e respostas» e cuidados continuados integrados».

O encontro conta também com as presenças do Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, António Leuschner, do Coordenador da Reforma do SNS para a área dos Cuidados Continuados Integrados, da Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, e de especialistas na área da saúde mental e da segurança social.

Sublinhe-se que, na área da saúde mental, e na sequência dos trágicos incêndios de 15 de outubro de 2017, a equipa de saúde mental comunitária Pinhal Interior Norte, tem vindo a dar apoio permanente às vítimas dos incêndios, estando até ao momento referenciados 380 utentes no município de Oliveira do Hospital, que serão monitorizados por aquela equipa durante pelo menos três anos.

Ainda a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, Fernando Araújo, e o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, visitam a Associação Crescer esta quarta-feira, dia 10 de outubro, pelas 20 horas, em Lisboa.

Visite:


Ministro defende reforço de psicólogos nos centros de saúde

O Ministro da Saúde sublinhou a importância da contratação de psicólogos para os centros de saúde, a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra a 10 de outubro.

Adalberto Campos Fernandes admitiu que há «um enorme trabalho a fazer» nesta área em Portugal, que foi esquecida nos últimos 20 ou 30 anos.

«Tem sido uma área esquecida, negligenciada, pouco visível e onde os cidadãos têm ainda muito poucas respostas», assumiu o governante, à margem de uma conferência em Lisboa.

O Ministro da Saúde frisou que o Governo está ciente do «enorme trabalho que há pela frente» no campo da saúde mental e comprometeu-se a continuar o reforço de contratação de psicólogos para os cuidados de saúde primários.

Além das 40 contratações de psicólogos que estão em curso para os centros de saúde, o Adalberto Campos Fernandes estima que faltarão entre 80 a 90 profissionais para que «as necessidades mínimas fiquem asseguradas».

O objetivo do Governo é ter uma cobertura nacional «que seja adequada», continuando o reforço de contratações na área dos cuidados de saúde primários, sublinhou.

«A doença mental em Portugal é endémica, tem prevalência muito elevada e continuamos a consumir medicamentos acima da média da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico]», recordou Adalberto Campos Fernandes.

Fonte: LUSA