Reunião anual da Rede Médicos Sentinela 2018: é já na próxima sexta-feira

imagem do post do Reunião anual da Rede Médicos Sentinela 2018: é já na próxima sexta-feira

12-10-2018

É já na próxima sexta-feira, 19 de outubro, que terá lugar, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Reunião anual da Rede Médicos Sentinela 2018, este ano subordinada ao tema “Ética na Investigação em Saúde”. Promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a iniciativa tem como principal objetivo apresentar os resultados obtidos em 2017 e abordar algumas das atividades a desenvolver no próximo ano.

A reunião anual da Rede Médicos-Sentinela é um momento privilegiado de discussão dos principais resultados obtidos nos estudos desenvolvidos durante o ano e também para apresentação e decisão dos próximos estudos a serem desenvolvidos por esta Rede, que conta atualmente com mais de 130 médicos de medicina geral e familiar (especialistas e médicos internos) distribuídos por todo o país. Durante a reunião, será também apresentada uma nova proposta de estudo sobre cuidados em fim de vida.

programa da reunião de 2018 prevê ainda a apresentação de resultados sobre a prescrição do teste HIV na prática da Medicina Geral e Familiar, prescrição dos anticoagulantes orais e da evolução de alguns indicadores de risco cardiovascular na população em observação na Rede Médicos-Sentinela. Os interessados em participar no encontro deverão efetuar a sua inscrição através do endereço eletrónico ms.onsa@insa.min-saude.pt ou do telefone (351) 217 526 488.

Formada em 1989 e coordenada pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, a Rede de Médicos Sentinela é um sistema de observação e vigilância em saúde formado por médicos de medicina geral e familiar que voluntariamente participam na notificação dos eventos de saúde em estudo. Ao longo do tempo, destaca-se o trabalho da Rede no âmbito da vigilância da gripe, assim como o trabalho desenvolvido na vigilância de doenças não transmissíveis como a diabetes mellitus e a hipertensão arterial.