IV Seminário de NRBQ: “Situações de emergência em áreas de contenção” – INSA

imagem do post do IV Seminário de NRBQ: “Situações de emergência em áreas de contenção”

15-10-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através da Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do seu Departamento de Doenças Infeciosas, promove, dia 22 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, mais uma edição do seminário de NRBQ, este ano subordinado ao tema “Situações de emergência em áreas de contenção”. A inscrição no evento é gratuita, mas sujeita a registo prévio e condicionada ao número de vagas disponíveis.

Dirigida a profissionais de entidades envolvidas em procedimentos operacionais necessários para intervir em situações de origem Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ), a iniciativa tem como objetivo a partilha de conhecimentos e experiências entre estes profissionais e entidades. Os interessados em participar nesta ação formativa deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

“A visão e desafios do laboratório”, “A chamada para o 112 e o alerta às forças de intervenção”, “A resposta dos Bombeiros Sapadores de Lisboa” e “A descontaminação e possibilidades expeditas” são alguns dos temas que serão abordados no evento. O programa do seminário prevê também a exibição de um vídeo de um exercício de simulacro sobre o derrame biológico de uma amostra com suspeita de febre hemorrágica, como consequência de uma queda de um profissional na área de contenção do laboratório BSL-3.

Com competências na resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos de disseminação natural ou deliberada e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, a UREB organiza periodicamente workshops e ações de formação com o objetivo de contribuir para a disseminação de uma cultura de Biosafety & Biosecurity. A UREB dispõe atualmente de diagnóstico laboratorial para mais de vinte agentes infeciosos, entre bactérias, vírus hemorrágicos, orthopoxvirus e toxinas.