Rede de Médicos Sentinela reunida em Coimbra

imagem do post do Rede de Médicos Sentinela reunida em Coimbra

23-10-2018

Cerca de quarenta médicos e outros profissionais de saúde participaram na reunião anual da Rede Médicos Sentinela 2018, este ano subordinada ao tema “Ética na Investigação em Saúde”. Promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a reunião, que decorreu, dia 19 de outubro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, teve como principal objetivo apresentar os resultados obtidos em 2018 e abordar algumas das atividades a desenvolver no próximo ano.

Em relação a 2018, destaque para os resultados sobre a vigilância da gripe na época 2017/18, tendo sido, mais uma vez, realçado o contributo do trabalho dos médicos sentinela para este sistema de vigilância, através da notificação clínica e laboratorial. Foram também divulgados os resultados preliminares sobre pedidos de teste VIH do conhecimento dos médicos de família.

Já sobre os temas de estudo e investigação na Rede Médicos Sentinela no próximo ano, foram apresentadas duas propostas de trabalhos em diferentes áreas, nomeadamente um estudo relacionado com cuidados em fim de vida, proposta das congéneres espanholas da Rede Médicos Sentinela e um outro trabalho que pretende estudar a relação entre a insónia e a qualidade de vida, proposto por duas médicas-sentinela.

Formada em 1989 e coordenada pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, a Rede de Médicos- Sentinela é um sistema de observação e vigilância em saúde formado por médicos de medicina geral e familiar que voluntariamente participam na notificação dos eventos de saúde em estudo. Ao longo do tempo, destaca-se o trabalho da Rede no âmbito da vigilância da gripe, assim como o trabalho desenvolvido na vigilância de doenças não transmissíveis como a diabetes mellitus e a hipertensão arterial.