Programa Troca de Seringas – DGS

04/12/2018

Para assinalar os 25 anos da implementação do Programa Troca de Seringas «Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão», a Direção-Geral da Saúde (DGS), da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde,EPE,  da Ordem dos Farmacêuticos e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa prestam homenagem, dia 5 de dezembro, à Professora Maria Odette Ferreira, fundadora do Programa Troca de Seringas, e que desempenhou um papel de significativa relevância no âmbito da resposta nacional à infeção VIH e Sida.

A cerimónia decorrerá entre as 10 e as 13 horas, na Estufa Fria, Parque Eduardo VII, em Lisboa, e contará com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

Portugal é mundialmente reconhecido como um exemplo de boas práticas na adoção de políticas de abordagem aos comportamentos aditivos e dependências. Exemplo disso são o Programa Troca de Seringas, atualmente, sob a responsabilidade da Direção Geral da Saúde, a descriminalização do uso de substâncias ilícitas e os Programas de Substituição Opiácea.

Todos estes programas têm repercussões importantes, como a significativa redução verificada nos últimos anos no número de novos casos de infeção por VIH diagnosticados entre as Pessoas que Utilizam Drogas Injetáveis, de 57,3% em 1998 para 1,8% em 2017.

O Programa tem como objetivo prevenir a transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana e outras infeções transmitidas por via sanguínea entre Pessoas que Utilizam Drogas Injetáveis, evitar a partilha de agulhas, seringas e outros materiais de consumo, promover comportamentos sexuais seguros, através da utilização consistente do preservativo masculino, diminuir o tempo de retenção de seringas usadas pelos utilizadores e evitar o abandono de seringas e agulhas utilizadas na via pública.

Entre outubro de 1993 e setembro de 2018, foram distribuídas 57.488.517 agulhas e seringas e 30.396.489 preservativos masculinos.

Para mais informações, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Notícias