ARSLVT: Novas USF em Barcarena e Terrugem dão resposta a mais de 17 mil utentes

19/12/2018

O Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, vai assinalar o início de atividade de duas unidades de saúde familiar (USF) da região com uma ida ao terreno.

Hoje, dia 19 de dezembro, pelas 15 horas, a visita decorrerá na USF Quintas das Lindas, em Barcarena. Na quinta-feira, dia 20, pelas 14h30, será a vez da USF Terra, em Terrugem.

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Ocidental e Oeiras, a USF Quinta das Lindas dá resposta a cerca de 10.250 utentes, pelo que todos os utentes da freguesia de Barcarena ficam com médico de família atribuído.

A equipa é formada por 6 médicos, 6 enfermeiros e 4 assistentes técnicos que visam melhorar a acessibilidade e a qualidade de prestação dos cuidados de saúde à população desta freguesia.

Com um horário de funcionamento das 8 às 18 horas, a USF Quintas das Lindas está alojada no novo Centro de Saúde de Barcarena, edifício inaugurado em 25 de abril deste ano, no âmbito do processo de renovação de equipamentos de saúde da ARSLVT  e que neste caso contou com a colaboração do Município de Oeiras.

Por sua vez, a USF Terra faz parte do ACES Sintra e é composta por 4 médicos, 4 enfermeiros e 2 assistentes técnicos. A equipa vai prestar cuidados a cerca de 7.500 utentes residentes da freguesia da Terrugem que vão usufruir deste modelo organizativo.

A USF Terra funcionará nas instalações do Centro de Saúde da Terrugem, estando a decorrer algumas obras de beneficiação para melhorar as condições de trabalho e conforto para profissionais e utentes. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, ao longo do qual se pretende melhorar a acessibilidade a cuidados de saúde.

Visite:

ARSLVT > http://www.arslvt.min-saude.pt/