Formar em Suporte Básico de Vida e DAE: ARS Algarve entidade formadora acreditada pelo INEM

25/01/2019

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve já é entidade com acreditação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para formar em Suporte Básico de Vida e em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

Esta certificação garante que os profissionais de saúde que trabalham nos Cuidados de Saúde Primários da região têm acesso a formação relevante na sua área de atuação, revela o INEM.

Com a conclusão deste processo de acreditação, levado a cabo pelo Gabinete de Certificação e Acreditação do Departamento de Formação em Emergência Médica do INEM, a ARS Algarve torna-se na segunda ARS do país a poder dar formação certificada em SBV e SBV-DAE, de acordo com as normas e preceitos do Instituto Nacional de Emergência Médica.

A Organização Mundial da Saúde estima que, em Portugal, 10 mil pessoas sejam vítimas de morte súbita todos os anos. Está demonstrado que a desfibrilhação precoce, realizada entre três a cinco minutos após o colapso da vítima, resulta em taxas de sobrevivência de 50 a 70%, alerta ainda o INEM.

Para saber mais, consulte:

INEM – https://www.inem.pt/