CHTS | Novo aparelho de laser: equipamento da Urologia vai permitir tratamentos mais eficazes

06/02/2019

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) divulga que o seu Serviço de Urologia iniciou o ano com um novo aparelho de laser para remoção de cálculos urinários. «Este equipamento representa um investimento de cerca de 42 mil euros e vem substituir o já existente, sendo mais rápido e mais moderno, o que vai permitir um reforço substancial dos cuidados prestados à comunidade», revela o centro hospitalar.

Em 2018, no CHTS, foram realizadas cerca de 200 cirurgias para remoção de cálculos renais.

De acordo com o Diretor do Serviço de Urologia, Joaquim Lindoro, é importante a remoção destes cálculos porque «além do incómodo que causam aos doentes, em termos de dores e perda de sangue, levam à perda total do rim se não forem removidos».

Este novo equipamento representa uma tecnologia com 15 anos de avanço relativamente ao existente. Vai permitir melhorar muito a execução da cirurgia mini-invasiva de todos os cálculos urinários, em especial dos cálculos renais mais volumosos, com a abordagem fina do rim pelas vias naturais, sem qualquer incisão.

«Vai ser também possível tratar certos casos de pequenos tumores renais por via endoscópica, sem necessidade de cirurgia aberta que é mais agressiva para o doente», salienta ainda o especialista.

Doentes vão ter acesso a novos, melhores e mais eficazes tratamentos 

Sobre o novo equipamento, o Presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto,  não tem dúvidas: «os doentes da grande área de intervenção do CHTS vão ter acesso a novos, melhores e mais eficazes tratamentos desta especialidade, recorrendo a técnicas menos agressivas e mais poderosas para tratar situações mais complicadas.»

Maior eficácia no tratamento de cálculos mais duros, maior rapidez de tratamento, intervenções mais curtas, permitindo agendar mais cirurgias por sessão de Bloco Operatório, são as vantagens apontadas ao novo aparelho de laser.

O antigo equipamento de laser vai continuar a ser utilizado na Unidade de Cirurgia Ambulatória para remoção de cálculos mais pequenos, desbloqueando assim o Bloco Central para as intervenções cirúrgicas mais complexas.

O Serviço de Urologia tem uma equipa constituída por seis médicos e cerca de 30 enfermeiros, divididos pelo Bloco Operatório e Internamento.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, constituído pelos hospitais de Penafiel e Amarante, serve uma população de cerca de 520 mil habitantes, de 12 concelhos, em quatro distritos.

Para saber mais, consulte:

CHTS  > Notícias