ULSCB | Hospitalização Domiciliária: Hospital Amato Lusitano implementa serviço a partir de março

28/02/2019

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) vai implementar, a partir do mês de março, o modelo de hospitalização domiciliária, contando, para o efeito, com oito camas e com a equipa de profissionais do Serviço de Medicina Interna do Hospital Amato Lusitano.

A ULSCB vai implementar um modelo misto, assente em transferências precoces das enfermarias médicas ou cirúrgicas do Serviço de Urgência e da comunidade, após avaliação da equipa da Unidade de Hospitalização, que verifica se o doente cumpre os requisitos para hospitalização domiciliária, nomeadamente a voluntariedade do doente e do seu cuidador, critérios clínicos, sociais e geográficos.

Quanto à tipologia dos doentes, estes profissionais de saúde tratam de doenças agudas como infeções, tromboses venosas, doenças crónicas descompensadas ou desenvolvem ações paliativas.

A hospitalização domiciliária apresenta diversas vantagens, destacando-se uma maior comodidade para o doente, a libertação de recursos hospitalares, a menor incidência de infeções, bem como a qualidade e continuidade assistencial.

A hospitalização domiciliária é um modelo assistencial em que se disponibilizam cuidados de saúde especializados no domicílio dos doentes. Trata-se de uma prestação de cuidados médicos e de enfermagem de nível hospitalar (proporcionados por profissionais de saúde e recursos do próprio hospital), tanto em qualidade como em quantidade, aos doentes no seu domicílio, quando não precisam da infraestrutura hospitalar mas ainda necessitam de vigilância ativa e assistência complexa.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Castelo Branco > Notícias