Curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” com nova data – INSA

imagem do post do Curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” com nova data

04-04-2019

A segunda edição do curso “Introdução aos modelos de equações estruturais”, inicialmente prevista para os dias 9, 10 e 11 de abril, foi reagendada para 15, 16 e 17 de outubro. Destinada a profissionais de saúde e outros interessados na temática, a ação formativa tem como objetivo familiarizar os participantes com os fundamentos dos modelos de equações estruturais, recorrendo à combinação de perspetivas teóricas e práticas.

No final do curso, os formandos ficarão habilitados a compreender e a interpretar os resultados e conclusões dos estudos com aplicação de modelos de equações estruturais (Structural Equation Modelling – SEM) existentes na literatura científica de várias áreas, bem como a prosseguir para explorações mais avançadas com recurso a estas técnicas. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição, até dia 4 de outubro, através do preenchimento do seguinte formulário.

Os modelos de equações estruturais são uma técnica de modelagem estatística geral que permite analisar relações complexas, em que as variáveis observadas representam um pequeno número de “construções latentes” que não podem ser medidas diretamente, apenas inferidas a partir das primeiras. Estes modelos têm registado uma utilização crescente em áreas científicas diversas, tais como as ciências sociais, as engenharias e a genética.

Apresentando e exemplificando os principais passos da realização deste tipo de análise usando dados reais, usando dois softwares específicos (AMOS e LAVAAN), o curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” recorre ao ambiente R (The R Project for Statistical Computing) para exemplificação e treino das técnicas descritas, pelo que é necessário os participantes trazerem os seus computadores pessoais com R e R Studio instalados. Para mais informações, consultar o programa do curso  ou a plataforma de e-learning do Instituto Ricardo Jorge.