Projeto EUDONORGAN: IPST organiza encontro internacional, em Lisboa, dia 9 de abril

08/04/2019

No âmbito do projeto EUDONORGAN, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) organiza, no dia 9 de abril, no Museu da Carris, em Lisboa, um evento que visa a sensibilização para a doação de órgãos.

Este encontro tem a participação de especialistas e técnicos do processo de doação de órgãos de cinco países do sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta).

O programa do evento inclui intervenções sobre os números da doação e transplantação e sobre o estado da arte na Europa, os riscos e os benefícios da doação em vida, testemunhos de dadores vivos e de familiares de dadores de órgãos falecidos, tal como de transplantados de uma organização nacional.

EUDONORGAN («Training and social awareness for increasing organ donation in the European Union and neighbouring countries» – «Formação e sensibilização social para o aumento da dádiva de órgãos na União Europeia e nos países vizinhos») é um projeto da Comissão Europeia que visa desenvolver e implementar dois tipos de atividades: formação e sensibilização da população para aumentar a doação de órgãos na União Europeia e países vizinhos.

O projeto desenvolve seis eventos deste tipo, em seis Estados-Membros da União Europeia, consoante as respetivas regiões. Portugal foi convidado este ano a organizar o evento de sensibilização da região sul da Europa.

Para saber mais, consulte: