Moçambique: INEM equipa ambulâncias com material de SBV e equipamento para trauma

03/05/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) equipou cinco ambulâncias do Serviço de Emergência Médica de Moçambique (SEMMO) com material de Suporte Básico de Vida (SBV) e equipamento para abordagem a vítimas de trauma. Estes veículos do SEMMO encontram-se agora melhor preparados para prestar cuidados de emergência no local das ocorrências e durante o transporte dos doentes para as unidades de saúde, em casos de doença súbita e acidentes.

O equipamento oferecido pelo INEM vai permitir aos profissionais do SEMMO abordar em melhores condições técnicas as vítimas de trauma e doença súbita, permitindo uma melhor estabilização no local das ocorrências e posterior transporte até às unidades de saúde.

Esta iniciativa surge na sequência de um memorando de entendimento assinado entre as duas entidades congéneres em 2014 e da presença do INEM em Moçambique via Mecanismo Europeu de Proteção Civil, no auxílio às vitimas do ciclone Idai.

O memorando prevê a colaboração entre o INEM e o Departamento Central de Emergência Médica de Moçambique no reforço da cooperação técnica de emergência médica, visando contribuir para a melhoria dos serviços de emergência médica pré-hospitalar na República de Moçambique.

O Serviço de Emergência Médica de Moçambique exerce a sua atividade em todo o território nacional, tem a sua sede em Maputo e funciona em três Centros Regionais nas Províncias de Maputo, Sofala e Nampula.

Para saber mais, consulte:

INEM > INEM equipa Ambulâncias em Moçambique