Instituto Ricardo Jorge participa em estudo exploratório para pesquisa ambiental de Candida auris

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em estudo exploratório para pesquisa ambiental de Candida auris

10-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, vai desenvolver um estudo exploratório para pesquisa ambiental de Candida auris. O trabalho tem como objetivo a análise ambiental de uma unidade hospitalar com o intuito de verificar se serve de reservatório para C. auris e, consequentemente, se os doentes ali admitidos podem estar em maior risco de adquirirem infeção ou de estarem colonizados, o que pode resultar numa potencial disseminação deste microrganismo a nível hospitalar.

“Até agora, e de acordo com a bibliografia disponível, não se encontram descritos em Portugal casos de infeções por Candida cujo agente etiológico tenha sido Candida auris, não tendo ainda esta espécie sido detetada no ambiente. A deteção precoce do fungo é necessária para a prevenção do aparecimento de casos esporádicos ou mesmo surtos, pelo que este estudo é de particular importância dada a emergência desta espécie noutros países europeus”, refere Raquel Sabino, investigadora responsável por este estudo, que deverá ter início em maio e terá a duração de um ano.

Candida auris é um fungo multirresistente recentemente associado a surtos nosocomiais em vários países europeus. A identificação desta espécie por métodos bioquímicos convencionais só é possível quando as suas bases de dados se encontram atualizadas ou por técnicas de espectrometria de massa (MALDI-TOF), desde que a base de dados também esteja atualizada e inclua a espécie Candida auris, podendo de outra forma ser confundida com outras espécies de Candida não albicans.

A identificação de isolados de Candida não albicans provenientes de amostras profundas deve ser de imediato realizada ou confirmada por métodos moleculares. O Instituto Ricardo Jorge, através do Laboratório Nacional de Referência de Infeções Parasitárias e Fúngicas, dispõe de técnicas para a identificação molecular desta espécie que poderão colmatar as dificuldades na identificação laboratorial.

O Instituto Ricardo Jorge realiza, adicionalmente, a determinação do seu padrão de suscetibilidade aos antifúngicos. Esta técnica é sobretudo recomendada nas unidades em que ocorra elevado uso de antifúngicos, uma vez que esta prática poderá favorecer a emergência de espécies multirresistentes.