Nomeação do Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES do Tâmega III – Vale do Sousa Norte – ARS Norte


«Deliberação n.º 547/2019

Nos termos do previsto nos artigos 25.º e 29.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro e tendo em consideração a proposta do Diretor Executivo, Dr Hugo de Sousa Lopes do ACES do Tâmega III – Vale do Sousa Norte, por deliberação de 26 de março de 2019 do Conselho Diretivo da ARS do Norte, IP, foi designado, a título excecional, o profissional abaixo identificado como Presidente do Conselho Clínico e de Saúde daquele órgão, pelo período de 3 anos, a produzir efeitos à data da deliberação, atendendo a que reúne as qualificações adequadas para o exercício das funções inerentes ao cargo, conforme nota curricular em anexo:

(ver documento original)

Nota Curricular

José André Ribas Ribeiro, nascido a 4 de agosto de 1980, natural de Azurém, Guimarães e residente no concelho de Vizela.

Formação pré-graduada:

Concluiu o ensino secundário na Escola Secundária da Caldas de Vizela em 1998.

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 25 de julho de 2008.

Concluiu o Curso de Formação Pedagógica de Formadores na Nexus – Cooperativa de Ensino em Braga, em 13/05/2009.

Formação pós-graduada/Atividade profissional:

Realizou o Internato do Ano Comum no Centro Hospitalar do Alto Ave – Hospital de Guimarães, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2009. Durante o Ano Comum do Internato médico, tomou contacto com a realidade diária do trabalho em ambiente de Cuidados de Saúde Primários, com as especificidades do trabalho inerente à especialidade e com os múltiplos instrumentos utilizados para o registo de dados clínicos no Centro de Saúde; desenvolveu atividade na Unidade de Saúde Pública, ficando a conhecer as especificidades desta especialidade e, sequencialmente, desenvolveu atividade nos serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia e Medicina Interna, onde sedimentou conhecimentos teóricos e práticos, ganhou destreza na realização de gestos técnicos e adquiriu competências de gestão de tempo e gestão de prioridades clínicas.

Iniciou o Internato de Formação específica de Medicina Geral e Familiar na USF Planície, em Évora, onde laborou de 1 de janeiro de 2010 a 1 de agosto de 2011, sob tutoria do Coordenador da unidade. Desenvolveu atividade assistencial, em colaboração com o orientador de formação e com a restante equipa, distribuída pelas vertentes de Saúde de Adultos, Hipertensão, Diabetes, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Rastreio Oncológico e Consulta Domiciliária. Desenvolveu estudo das características demográficas, socioeconómicas e de saúde da região, assim como estudo dos recursos de saúde da comunidade. Iniciou, em colaboração com os outros internos da USF, projeto de melhoria da qualidade do seguimento das grávidas da USF, tendo coordenado a avaliação inicial da situação da USF nesta área específica de cuidados. Durante o ano e meio de Internato em que esteve vinculado à USF Planície, desenvolveu competências de codificação clínica, de gestão do tempo da consulta, de gestão de conflitos e coordenação de cuidados centrados na pessoa, na família e na comunidade. Paralelamente à atividade assistencial, integrou a comissão organizadora das XV Jornadas do Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Sul. Por motivos familiares, interrompeu o Internato médico durante 1 ano, período durante o qual exerceu atividade clínica autónoma.

Retomou a atividade clínica inerente ao Internato de Formação Específica na USCP Lamego, onde laborou de 2 de agosto de 2012 a 31 de dezembro de 2014 sob tutoria do Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Douro Sul. Concomitantemente com a intensa atividade clínica, colaborou na formação de 2 médicos internos de Medicina Geral e Familiar, 3 médicos internos do Ano Comum do CHTMAD e 1 aluno de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. No decorrer do Internato de Formação Específica, em ambos os períodos de atividade referidos, foi autor de múltiplos trabalhos científicos com apresentação em congressos e reuniões clínicas.

Integrou a equipa multiprofissional da USF Longara Vida, em Felgueiras, no dia 6 de abril de 2015, assumindo a responsabilidade de seguimento, em todas as vertentes, de uma lista de utentes com cerca de 1800 utentes. No dia 14 de abril de 2015, assumiu responsabilidades no Conselho Técnico da USF Longara Vida. Foi eleito coordenador da USF Longara Vida em fevereiro de 2017, mantendo até ao presente funções de coordenação da USF. Concomitantemente com a atividade clínica, foi responsável pela formação de um aluno de Medicina no estágio da Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar II do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar no ano letivo 2015/2016.

Paralelamente à atividade assistencial na USF Longara Vida, mantém atividade de Auditor Clínico da Direção Geral de Saúde e Ordem dos Médicos.

17/04/2019. – O Vogal do Conselho Diretivo, Dr. Ponciano Manuel Castanheira de Oliveira.»