USF Famílias distinguida

15/05/2019

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Famílias, da Lourosa, Santa Maria da Feira, foi distinguida com o primeiro prémio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar no âmbito da campanha Médico de família, o mais próximo de mim, relativa ao dia do Médico de Família, efeméride que se celebra no dia 19 de maio.

O projeto vencedor “Pontes entre Nós” é uma parceria com o Centro Social de Lourosa que visa o apoio integrado no domicílio a pessoas com dependência e às suas famílias e cuidadores. Em vigor desde 2009, envolve uma equipa multidisciplinar de ambas as instituições constituída por médico e enfermeiro de família da USF Famílias e uma técnica de serviço social do Centro Social de Lourosa e conta com o apoio de um psicólogo quando necessário, bem como de um corpo de voluntariado constituído por nove voluntários recrutados na comunidade e formados pelos responsáveis do projeto.

Nos seus 10 anos de existência, prestaram apoio a 144 utentes, respetivas famílias e cuidadores, no âmbito de uma perspetiva bio-psico-social e de intervenção concertada dos vários parceiros, que traduzem o sucesso deste projeto inovador e que destaca o papel de intervenção comunitária de uma Unidade de Saúde Familiar e a sua articulação com as instituições de ação social.

De realçar que este projeto é apenas um de entre outros que a USF Famílias tem em execução dirigidos à comunidade que serve.

Esta USF presta cuidados de proximidade no âmbito da Medicina Geral e Familiar a aproximadamente 12.000 utentes inscritos e dispõe de 7 médicos, 7 enfermeiros e 4 secretários clínicos.

A entrega do prémio decorre hoje, pelas 17h30, nas instalações da Unidade de Saúde Familiar – Rua do Infantário, 276 – Lourosa – Santa Maria da Feira.