72.ª Assembleia Geral da OMS

20/05/2019

«Deve ser promovido um debate construtivo e consequente entre a indústria, os governos e outras entidades», disse Marta Temido .

A Ministra da Saúde Marta Temido defendeu hoje a introdução de medidas e de ferramentas que aumentem a transparência no mercado dos medicamentos e das tecnologias da saúde em geral.

Durante uma sessão sobre acesso a medicamentos, vacinas e produtos de saúde, à margem da 72.ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Marta Temido considerou que este é um tema «relevante e emergente, que nos afeta a todos». O acesso equitativo e efetivo a medicamentos inovadores, especialmente àqueles para os quais não existem alternativas terapêuticas ou que trazem benefícios significativos, «é uma responsabilidade que nos une a todos».

Para responder à pressão contínua de adotar novos medicamento e garantir que são custos efetivos é essencial um trabalho conjunto. «Este cenário incita os países a procurar soluções para um equilíbrio entre o acesso a medicamentos inovadores, a segurança no tratamento e a sustentabilidade financeira».

Reconhecendo a importância de estimular a investigação, Marta Temido , insistiu que é preciso, no entanto, saber «os custos da Investigação e desenvolvimento e qual o seu impacto nos preços finais dos medicamentos, em particular nos casos em que é financiada e conduzida pelos Estados», em nome da boa governação e do respeito pelos cidadãos contribuintes.

A Assembleia Geral da Saúde decorre em Genebra, na Suíça, entre 20 e 28 de maio, reunindo delegações de todos os Estados membros da OMS. As principais emergências em matéria de saúde pública, a cobertura universal, nomeadamente através do acesso aos cuidados de saúde primários ou a saúde dos refugiados e dos migrantes são alguns dos temas em agenda.

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde > 72.ª Assembleia Mundial da Saúde – em inglês

Marta Temido reúne-se com Ministro da Saúde de Cabo Verde

A Ministra da Saúde, Marta Temido , e o Ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, reuniram-se, nesta segunda-feira, à margem da 72.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça.

Neste encontro bilateral, foram debatidos temas da cooperação em saúde entre os dois países, nomeadamente a questão dos doentes com insuficiência renal e que necessitam de fazer hemodiálise, formação, tratamento de doentes e apoio na área da saúde Pública.

… e  debate cooperação com Timor-Leste

Marta Temido aproveitou também para, à margem dos trabalhos da assembleia da OMS, para debater com a vice ministra da Saúde de Timor-Leste, Élia dos Reis Amaral, questões relativas à cooperação entre os dois países em áreas como saúde pública, emergência médica ou saúde mental, entre outras.

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde > 72.ª Assembleia Mundial da Saúde – em inglês

Ministra da Saúde na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra

A Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS), realiza a sua 72.ª sessão em Genebra, na Suíça, entre 20 e 28 de maio de 2019.

O tema deste ano da Assembleia Mundial da Saúde é a «Cobertura Universal de Saúde».

A Ministra da Saúde interveio, no dia 20 de maio, num evento paralelo à 72.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o acesso efetivo a medicamentos, vacinas e produtos de saúde.

Marta Temido referiu que «caminhamos em direção a uma abordagem pragmática para o acesso a medicamentos de qualidade, seguros e acessíveis, a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública que constitui um elemento essencial da cobertura universal de saúde e do direito à saúde».

«Garantir acesso equitativo a medicamentos novos e inovadores, especialmente aqueles que satisfazem necessidades médicas não satisfeitas ou trazem benefícios significativos à saúde, é uma responsabilidade que nos vincula a todos no dever compartilhado de garantir o direito à saúde e aos cuidados de saúde», sublinhou.

A  Ministra da Saúde reforçou o apoio e empenho de Portugal na cooperação com a OMS sobre o acesso aos medicamentos.

Para assistir em direto, aceda:

72.ª Assembleia Mundial da Saúde > http://www.who.int/mediacentre/events/2019/wha72/webstreaming/en/ – em inglês

Legenda: Embaixador Rui Filipe Monteiro Belo Macieira, Representante Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais (NUOI), em Genebra, Ministra da Saúde, Marta Temido , Eduardo Pinto da Silva, Conselheiro da Missão Portuguesa, e Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.