ARSLVT: ACES Almada-Seixal avança com rastreio visual infantil

21/05/2019

O Rastreio de Saúde Visual Infantil da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) chegou à península de Setúbal, através do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal. A iniciativa, que incide sobre crianças de dois anos, está a decorrer desde 29 de abril, na unidade do Laranjeiro.

Nesta fase, foram convidadas cerca de 450 crianças e, até ao momento, foram realizados 157 rastreios. Trata-se de exames simples aos olhos, que permitem detetar de forma precoce alterações na visão, nomeadamente a ambliopia.

O rastreio – com o slogan «Ver bem, crescer melhor» – foi lançado em novembro de 2018 nos ACES Oeste Norte e Oeste Sul e está a ser progressivamente alargado a toda a região. Este programa de rastreio de base populacional consiste num exame simples aos olhos, que permite detetar precocemente alterações da visão. No ano em que completam dois anos as crianças recebem em casa uma carta convite para o rastreio.

O teste demora um a dois minutos e consiste na realização de uma fotografia aos olhos da criança, feita com uma tecnologia inovadora, rápida e indolor que permite identificar fatores de risco para a ambliopia (olho preguiçoso). A máquina, com um desenho e som atrativo para as crianças, facilita o processo. A imagem é enviada para o Serviço de Oftalmologia do Hospital Garcia de Orta, onde será analisada por um médico da especialidade.

Se os testes realizados não apresentarem alterações de visão, a criança regressa à lista de rastreios e voltará a ser convocada para um novo exame aos quatro anos. Se o oftalmologista detetar alterações, a criança será chamada para uma consulta de Oftalmologia no hospital, onde será novamente avaliada, receberá o diagnóstico e, caso necessário, o tratamento.

Tanto a consulta como o teste de rastreio são totalmente gratuitos, dispensando pagamento de taxa moderadora.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias