Instituto Ricardo Jorge integra consórcio “Porto, Cidade sem Sida” até 2020

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra consórcio “Porto, Cidade sem Sida” até 2020

23-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge é uma das 22 instituições que assinaram, dia 20 de maio, com a Câmara Municipal do Porto o protocolo de criação do consórcio para implementar a estratégia uma “Cidade Sem Sida” até 2020. O acordo celebrado insere-se no âmbito da iniciativa “Cidades na Via Rápida para Acabar com a Epidemia VIH”, que visa acelerar a resposta ao VIH nas grandes cidades e atingir, até 2020, as metas 90-90-90, propostas na Declaração de Paris.

O protocolo assinado define os termos e as condições de colaboração entre instituições que desenvolvem trabalho na área do VIH/SIDA, com vista à criação do Consórcio “Porto, Cidade sem Sida”, previsto na iniciativa “Fast Track Cities: Ending The AIDS Epidemic” – Cidades na Via Rápida para acabar com a epidemia do VIH e SIDA, decorrente da adesão do Município do Porto à Declaração de Paris, em maio de 2017. A cerimónia de celebração do protocolo decorreu nos Paços do Concelho, tendo o Instituto Ricardo Jorge sido representado nesse ato por Cristina Abreu Santos, Vogal do Conselho Diretivo.

O protocolo foi assinado entre a autarquia, Instituto Ricardo Jorge, Direção-Geral da Saúde, Administração Regional de Saúde do Norte, Centro Hospitalar Universitário de São João, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Associação Farmácias de Portugal e Médicos do Mundo. Subscreveram ainda o documento a Federação Académica do Porto, a Abraço, a Misericórdia do Porto, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outras entidades.

A infeção por VIH/SIDA constitui um importante problema de saúde pública na Europa e em Portugal. Uma das questões prementes que se verifica e importa dar especial atenção prende-se com o facto de a incidência do VIH nas grandes cidades ser muito superior quando comparada com outras áreas do país, sendo que o número de novos casos de VIH nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto representa cerca de dois terços do número de novas infeções em Portugal.

Atendendo ao papel relevante na resposta à infeção pelo VIH, as cidades encontram-se em posição privilegiada para liderar as ações, acelerando a resposta ao VIH e atingir as metas 90-90-90: 90% das pessoas que vivem com VIH diagnosticadas; 90% das pessoas diagnosticadas em tratamento; 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável. O projeto internacional “Fast-Track Cities” foi lançado no Dia Mundial da SIDA, em Paris, em 2014.

Foto: Miguel Nogueira (Site porto.pt)