Próximo Seminário Ricardo Jorge aborda interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano

imagem do post do Próximo Seminário Ricardo Jorge aborda interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano

30-05-2019

É já na próxima terça-feira, 4 de junho, que terá lugar, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, o Seminário “Gripe: interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano”. Na ocasião serão apresentados resultados de investigação recentemente realizada, bem como uma nova plataforma bioinformática para vigilância da gripe, com base na sequenciação do genoma total do vírus influenza e, ainda, discutido o caminho científico a seguir nesta temática.

O seminário “Gripe: interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano” terá como oradores Vânia Gaio (Departamento de Epidemiologia), Susana David (Departamento de Genética Humana) e Vítor Borges (Departamento de Doenças Infeciosas). A perspetiva clínica será dada por Filipe Froes (Hospital Pulido valente, CHULN), enquanto que a moderação do seminário será da responsabilidade de Helena Rebelo de Andrade (Departamento de Doenças Infeciosas).

O Seminário Ricardo Jorge “Gripe: interação do vírus influenza com o seu hospedeiro humano” tem participação gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do preenchimento do seguinte formulário. A sessão decorrerá no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e será transmitida por videoconferência para o Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto.

Os agentes infeciosos microbianos (bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas) são necessários, mas não suficientes para o desenvolvimento de uma doença infeciosa. De facto, é bem-sabido que algumas pessoas desenvolvem formas graves de doenças infeciosas, na sequência de uma infeção, enquanto outras, expostas ao mesmo microrganismo, se mantêm assintomáticas. A identificação e caraterização da fragilidade ou robustez das defesas imunitárias dos indivíduos suscetíveis, que expliquem essas diferenças de resposta à exposição a agentes patogénicos, terão profundas implicações na prática clínica (preventiva e curativa) e no conhecimento da biologia da imunidade.

Os Seminários Ricardo Jorge têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global. Promovidos pelo Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge, estes encontros pretendem ainda divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.