Reunião da Primavera “Nunca, nunca se esqueçam das pessoas” – INSA

imagem do post do Reunião da Primavera “Nunca, nunca se esqueçam das pessoas”

30-05-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Associação Portuguesa de Epidemiologia promovem, dia 3 de junho, no auditório do Instituto, em Lisboa, a Reunião da Primavera intitulada “Nunca, nunca se esqueçam das pessoas”. O programa do encontro inclui uma homenagem póstuma a José Carlos Marinho Falcão, Diretor do Instituto Ricardo Jorge entre 1999-2000 e figura incontornável da Saúde Pública e da Epidemiologia em Portugal.

A participação na Reunião de Primavera “Nunca, nunca se esqueçam das pessoas” é gratuita mas carece de inscrição prévia através do preenchimento do seguinte formulário. Além da sessão de homenagem a José Carlos Marinho Falcão, o programa do evento prevê também uma sessão científica subordinada ao tema “O Desenvolvimento da Epidemiologia em Portugal – que futuro?”, que contará com a participação de Henrique Barros, José Cabrita, José Pereira Miguel e Paulo Ferrinho.

Licenciado em Medicina e mestre em Epidemiologia, José Carlos Figueiras Marinho Falcão ingressou no Instituto Ricardo Jorge em 1994 para dirigir o então recém-criado Centro de Epidemiologia e Bioestatística, atual Departamento de Epidemiologia, o qual coordenou até se reformar em 2009. Com uma carreira de mais de 30 anos ligada à Saúde Pública e à Epidemiologia, Marinho Falcão recebeu em 2009 a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde.

Durante a sua carreira, Marinho Falcão, que faleceu em março de 2017, foi também responsável pela coordenação do ensino da Epidemiologia na Escola Nacional de Saúde Publica da Universidade Nova de Lisboa e membro do Comité Científico da European Public Health Association (EUPHA), entre outras atividades.

Foi ainda coordenador e primeiro responsável de vários estudos, dos quais se destacam, por exemplo, “Factores de risco do cancro do estômago em Portugal”, “Epidemiologia da Diabetes”, “Acidentes vasculares celebrais antes dos 65 anos”, “GAROTICE: Gastroenterites associadas a rotavirus: importância de uma causa evitável”, “MINURAR – Minas de urânio e seus resíduos: efeito na saúde das populações” e “EVA – Efectividade da Vacina Anti-gripal”.

Antes de ingressar no Instituto Ricardo Jorge, Marinho Falcão foi coordenador do Projeto “Médicos Sentinela” da Direção-Geral dos Cuidados de Saúde Primários (1988-1993), investigador responsável pela área da Epidemiologia do Programa CINDI- Portugal (1987-1991) e chefe da Divisão de Epidemiologia da Direção-Geral dos Cuidados de Saúde Primários (1984-1993). Do seu extenso currículo, destaque ainda para as funções que desempenhou como delegado de Saúde de Cascais (1977-1984).