Instituto Ricardo Jorge participa em reunião europeia na área da vigilância da gripe

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em reunião europeia na área da vigilância da gripe

21-06-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, participou, entre os dias 12 e 14 de junho, na “Biennial Influenza Meeting”, que decorreu em Estocolmo (Suécia). Organizada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), a reunião contou com a presença de representantes de todos os Estados-membros que trabalham na área da vigilância da gripe.

Este ano, entre outros assuntos, foi dado destaque à importância de continuar a melhorar os sistemas de vigilância de casos graves de gripe, à necessidade de integração da informação da caraterização genética do vírus da gripe por sequenciação de nova geração na vigilância laboratorial e à necessidade de definir estratégias de comunicação sobre gripe e vacinação ao longo da época de outono/inverno. Representado pelas suas colaboradoras Ana Paula Rodrigues e Raquel Guiomar, o Instituto Ricardo Jorge foi responsável por apresentar uma breve descrição da vigilância da época de gripe 2018/19 em Portugal.

O Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG) assegura a vigilância epidemiológica da gripe em Portugal, integrando as componentes de vigilância clínica e laboratorial. As atividades do PNVG são desenvolvidas pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Departamento de Doenças Infeciosas e pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.

Criado em 2005 e sedeado em Estocolmo, o ECDC é a agência da União Europeia (UE) responsável por reforçar as defesas da Europa contra as doenças infeciosas, trabalhando em parceria com os organismos nacionais de proteção da saúde em toda a Europa, entre os quais o Instituto Ricardo Jorge. O ECDC identifica, avalia e comunica as ameaças atuais e emergentes à saúde humana derivadas de doenças infeciosas, por um lado, e apoia os Estados-membros da UE nos seus esforços de preparação e resposta, por outro.