ULS Matosinhos: Unidade Materno Fetal reabre após obras de modernização

03/07/2019

Ao fim de um mês de obras, a Unidade de Grávidas do Hospital Pedro Hispano, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, reabriu esta quarta-feira, dia 3 de julho, num espaço completamente renovado, acolhedor e colorido e com um novo nome: Unidade Materno Fetal.

Com esta intervenção, o Conselho de Administração pretendeu melhorar as condições de conforto e hotelaria para as suas utentes, bem como de trabalho para os seus profissionais. Além das obras estruturais que permitiram melhorar as instalações, a unidade foi decorada com um tema muito querido a Matosinhos. Desenhos coloridos de habitantes marinhos reais ou imaginários – peixes, medusas, estrelas-do-mar e sereias – decoram agora as paredes dos quartos e espaços comuns desta unidade, conquistando os sorrisos das utentes que hoje a «estrearam».

As pinturas da nova Unidade Materno Fetal são da autoria de um grupo de alunos do curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto que, voluntariamente, se disponibilizou para este projeto, enquanto a realização da obra esteve a cargo da equipa do Serviço de Instalações e Equipamentos da ULSM.

A reorganização do espaço, com a criação de novas salas de trabalho para a equipa de enfermagem e de mudança na distribuição de camas, vai permitir um novo fluxo de trabalho em articulação com o Bloco de Partos, localizado na proximidade desta unidade.

O conforto das grávidas aqui internadas – que incluem diferentes situações clínicas relacionadas com complicações da gravidez – é o objetivo fundamental desta aposta que a ULM tem vindo a concretizar, na resposta às necessidades das mães e bebés, além da segurança clínica que é garantida.

Assim, nos últimos meses, a ULS de Matosinhos não só investiu na melhoria das condições de conforto dos serviços, mas também na segurança dos bebés e crianças, adquirindo um novo sistema de «pulseirinhas anti-rapto», bem como na preparação para o parto e parentalidade, proporcionando às grávidas (casais) aulas em meio aquático de preparação para o parto.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos – http://www.ulsm.min-saude.pt/