50 anos do 1.º transplante em Portugal

19/07/2019

No dia 20 de julho celebra-se o 50.º aniversário da realização do primeiro transplante de um órgão vital (rim), em Portugal. Esse feito foi conseguido nos Hospitais da Universidade de Coimbra, por uma equipa liderada pelo cirurgião Linhares Furtado.

Para assinalar a data, vai ser prestada homenagem pública a Linhares Furtado, numa iniciativa conjunta do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Instituto Português do Sangue e da Transplantação e Sociedade Portuguesa de Transplantação, com um vasto programa, onde se destaca a sessão de homenagem, pelas 15 horas, no Convento de São Francisco, e o descerramento de uma placa evocativa a Linhares Furtado como cirurgião pioneiro da transplantação em Portugal, no átrio dos Hospitais da Universidade de Coimbra, pelas 17h30.

Foi Linhares Furtado, figura maior da Medicina Portuguesa do século XX, quem introduziu a transplantação em Portugal, quem realizou o primeiro transplante de fígado, pâncreas e intestino, e quem introduziu a nível mundial o «transplante hepático em dominó».

O dia 20 de julho foi instituído pelo Despacho n.º 5975/2019 de 28 de junho de 2019 como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que se assinala, pela primeira vez, este ano.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra > Programa


Ministra da Saúde marca presença na comemoração de Dia Nacional

A Ministra da Saúde, Marta Temido , participou esta sexta-feira, 19 de julho, na 1.ª comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, no Montijo.

O Governo instituiu o dia 20 de julho como o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, em comemoração da data da realização do primeiro transplante de órgãos em Portugal, realizado há 50 anos. Foi a 20 de julho de 1969, que a equipa médica liderada pelo cirurgião Linhares Furtado fez, pela primeira vez, um transplante renal com dador vivo, intervenção pioneira, na altura, no país.

O diploma publicado no Diário da República, assinado pela Ministra da Saúde, no passado dia 28 de junho, destaca que esta é uma forma de «reconhecimento aos dadores e famílias, aos profissionais de saúde, assim como para recordar à sociedade que a doação de órgãos ajuda a salvar a vida ou contribui para melhorar a qualidade de vida de muitos doentes, tornando, assim, mais conhecido o seu significado».

Subordinada ao tema «Para que outros vivam», esta foi uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa Nacional que visa assinalar a cooperação entre as duas áreas no garante da saúde dos portugueses.

Na sessão de encerramento, Marta Temido referiu que é muito significativo o esforço que se faz entre as várias entidades, quer da Saúde quer da Defesa, sublinhando que se sente tranquila com a entrega permanente e dedicação destes profissionais. O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, aproveitou a ocasião para homenagear o empenho dos profissionais no salvamento de vidas.

Este evento teve, ainda, intervenções de representantes do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Associação de Transplantados Pulmonares de Portugal, Força Aérea, Marinha e Exército. Manuel Francisco, na qualidade de pessoa transplantada, também esteve presente na iniciativa e prestou o seu testemunho.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Informação de agenda