Instituto Ricardo Jorge colabora em estudo de avaliação do impacto da utilização de prato tripartido no comportamento alimentar

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge colabora em estudo de avaliação do impacto da utilização de prato tripartido no comportamento alimentar

31-07-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, está a colaborar num estudo de avaliação do impacto da utilização de um prato tripartido no comportamento alimentar de alunos do 1º ciclo. Desenvolvido em colaboração com a Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior e a empresa Gertal – Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, o trabalho visa avaliar o impacto deste prato inovador no comportamento alimentar das crianças, tanto na escola como em casa.

Criado especificamente pela Gertal para este estudo, o prato encontra-se graficamente dividido em três partes, uma área para produtos hortícolas (metade do prato) e duas outras áreas de dimensões iguais para alimentos ricos em amido (massa, arroz, etc.) e alimentos ricos em proteína (carne, peixe, etc.). Os responsáveis pelo estudo pretendem com esta disposição avaliar o seu impacto no comportamento alimentar das crianças, incluindo o desperdício alimentar visando educar as crianças para a adoção de hábitos de consumo mais saudáveis, conscientes e sustentáveis.

As primeiras fases deste trabalho de investigação decorreram no primeiro semestre de 2019, nos Colégios Planalto e Mira Rio, em Lisboa, sob orientação dos investigadores da Unidade de Observação e Vigilância, da Egas Moniz e da Gertal, estando neste momento a ser ultimada a avaliação dos resultados, que deverão ser divulgados até ao final do ano. Ainda segundo os responsáveis por este trabalho, a colaboração científica deverá ter continuidade e ser aprofundada no próximo ano letivo, atendendo aos bons resultados obtidos.

Os hábitos alimentares inadequados em Portugal são o fator de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos pela sua população e um determinante importante de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares. Inverter o crescimento deste tipo de doenças e promover hábitos alimentares saudáveis, é uma das grandes prioridades atuais e todos os intervenientes na área da alimentação devem procurar contribuir para este objetivo, no caso concreto deste estudo através da modificação da oferta, acesso e atratividade.