Papilomavírus Humano – HPV: Liga Portuguesa Contra o Cancro lança campanha digital

26/08/2019

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou, no dia 2 de agosto, a campanha «Há cancros que podem ser prevenidos». Esta iniciativa visa alertar e sensibilizar a população para os cancros e as doenças associadas à infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV) e para as formas de prevenção.

A campanha pretende reforçar, junto da população portuguesa, que o HPV não escolhe género (pois provoca doença no sexo masculino e feminino), nem idade (não há limite de idade para se poder desenvolver doença), mas a prevenção é possível.

Há cancros que podem ser prevenidos. O Papilomavírus Humano não escolhe género nem idade, mas a prevenção é possível. Trata-se de um vírus que se transmite muito facilmente durante o contacto sexual – genital ou oral. Na maioria dos casos, o organismo consegue eliminar o vírus, mas nalgumas pessoas, o HPV não desaparece e pode levar ao desenvolvimento de doenças como verrugas genitais e até mesmo cancro: do colo do útero, do ânus, pénis, vulva, vagina, entre outros.

Como não é possível prever quem vai desenvolver a doença associada à infeção por HPV, é importante falar sobre prevenção (rastreio e vacinação) com o médico de família/ginecologista.

Estima-se que 75% a 80% das mulheres e homens sexualmente ativos sejam infetados pelo HPV em alguma altura das suas vidas. Em Portugal, 20% das mulheres com idades entre os 18 e os 64 anos estão infetadas pelo Papilomavírus Humano. A infeção por HPV é o principal fator de risco para cancro do colo do útero, uma vez que em todas as situações existiu uma infeção prévia por HPV.

Desde 2008 que a vacinação contra o HPV está incluída no Programa Nacional de Vacinação do nosso país, com coberturas vacinais muito elevadas. No entanto, continua a ser importante informar a população sobre os riscos associados à infeção pelo HPV já que a vacina não confere proteção a 100% e os cancros e doenças associados ao HPV não descriminam género, nem escolhem idade.

Para saber mais, consulte: