Novo serviço de hematologia: Hospital de São João aumenta qualidade e produção clínica

11/09/2019

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto, inaugurou, no dia 9 de setembro, as novas instalações do Serviço de Hematologia Clínica, que vão permitir aumentar a qualidade e a produção clínica.

O novo serviço, localizado nos pisos 8 e 9, integra a Unidade de Transplante, com oito quartos de isolamento, uma área de tratamento de doentes leucémicos e hemato-oncológicos com 10 quartos de isolamento e 14 camas de enfermaria.

Esta infraestrutura, com cerca de 870 metros quadrados, implicou uma intervenção mais abrangente e estruturante para todo o internamento central-sul do hospital, com um custo associado de cerca de 2,1 milhões de euros e 12 meses de tempo de realização.

«A renovação e unificação das instalações do serviço de hematologia clínica permite-nos concentrar a maior parte da atividade clínica, constituindo um aumento de 30% passando, assim, para 32 camas», explicou Fernanda Trigo, Diretora do Serviço de Hematologia Clínica do CHUSJ.

«Anualmente, com esta melhoria infraestrutural, espera-se uma consolidação do programa de autotransplante e alotransplante permitindo o aumento de quimioterapia intensiva e tratamento imunossupressor para um maior número de doentes oncológicos, nomeadamente leucemias, linfomas Hodgkin e não-Hodgkin e mieloma múltiplo», salientou a médica.

O CHUSJ fica, desta forma, dimensionado e com características únicas para prestar um serviço de excelência, na área da hemato-oncologia, aos doentes da região Norte.

Para assinalar o momento, foi realizada uma intervenção gráfica numa das paredes do espaço no sentido de homenagear o percurso e colaboradores do serviço.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário São João > Notícias