Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do Instituto Ricardo Jorge assinala Dia Mundial da Saúde Ambiental

imagem do post do Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do Instituto Ricardo Jorge assinala Dia Mundial da Saúde Ambiental

27-09-2019

A Unidade de Ar e Saúde Ocupacional (UASO) do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo assinalou o Dia Mundial da Saúde Ambiental, que se comemora a 26 de setembro, participando numa iniciativa que a Câmara Municipal de Lisboa promoveu nos Paços do Concelho, no âmbito da campanha nacional “Por um país com bom ar”. A UASO desenvolveu uma atividade sobre a qualidade do ar interior no local de trabalho.

Além de proceder à medição in situ dos agentes químicos e biológicos previstos na regulamentação em vigor, as técnicas do Instituto Ricardo Jorge que participaram na ação salientaram aindas as principais fontes de contaminação do ar e as queixas associadas. A UASO foi pioneira em Portugal no estudo dos fatores de risco a que estão expostos os trabalhadores durante a sua atividade profissional.

O Dia Mundial da Saúde Ambiental, que se comemora a 26 de setembro, foi lançado em 2011 no “IFEH (International Federation of Environmental Health) Council Meeting”, que se realizou em Bali (Indonésia). A IFEH é uma organização internacional que tem como missão a partilha e divulgação de conhecimentos sobre saúde ambiental, bem como a promoção da cooperação entre países onde as questões de saúde ambiental são transfronteiriças.

A saúde ambiental aborda todos os fatores físicos, químicos e biológicos exógenos ao homem tendo como objetivo prevenir doenças de origem ambiental e criar um ambiente propício à saúde. O Dia Mundial da Saúde Ambiental é uma oportunidade para destacar o importante contributo que os profissionais de saúde ambiental dão para a saúde pública e para o bem-estar das populações em todo o mundo.