ULS Matosinhos: Investimento superior a 100 mil € em equipamento para o Hospital Pedro Hispano

10/10/2019

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Pedro Hispano, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, acaba de receber um novo equipamento – um ecoendoscópico – que vai permitir uma nova resposta no diagnóstico e tratamento dos seus doentes com lesões malignas do tubo digestivo (cancro do esófago, estômago, do reto e pâncreas), evitando pedidos de exames a outras instituições de saúde.

De acordo com a ULS, a aquisição do ecoendoscópico, num investimento superior a 100 mil euros, vem dotar o Serviço de Gastrenterologia de uma resposta que até agora não era possível no Hospital Pedro Hispano, obrigando os doentes a deslocar-se a outras instituições para a sua realização.

O serviço prevê realizar, a partir de agora, cerca de 300 exames por ano, o que «permite responder à necessidade de acompanhamento dos doentes, com evidentes melhorias na sua com qualidade de vida, ao evitar a deslocação a outros hospitais e a internamentos desnecessários», salienta o gastrenterologista José Soares, Diretor do Serviço de Gastrenterologia.

A ecoendoscopia é uma técnica que combina a endoscopia com a ultrassonografia e que se tornou essencial para o estadiamento das lesões neoplásicas do tubo digestivo, nomeadamente do esófago, estômago, reto e também no diagnóstico das neoplasias pancreáticas.

Além do diagnóstico, destaca ainda os avanços que esta técnica tem registado na sua vertente terapêutica, ao possibilitar a realização de várias intervenções, como as punções ecoguiadas, que permitem «intervir precocemente em diversas patologias, especialmente no estadiamento loco-regional de diversos cancros, evitando o recurso a cirurgias».

A ULS observa que o Diretor do Serviço de Gastrenterologia tem investido,  nos últimos dois anos, «na formação da sua equipa clínica nesta área da ecoendoscopia diagnóstica e terapêutica, de modo a assegurar a sua execução por especialistas».

Para saber mais, consulte:

ULS Matosinhos – http://www.ulsm.min-saude.pt/