Lisbon Addictions 2019: 3.ª Conferência sobre comportamentos aditivos e dependências em Lisboa

15/10/2019

A Lisbon Addictions 2019 (#LxAddictions19) vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, entre os dias 23 e 25 de outubro, e contar com a presença de vários peritos internacionais na área das dependências.

Tendo como lema «The future of addictions: new frontiers for policy, practice and science» a terceira Conferência Europeia sobre comportamentos aditivos e dependências  irá abordar temas como as drogas ilícitas, o álcool, o tabaco, o jogo, entre outros comportamentos aditivos.

A Lisbon Addictions deste ano regista um recorde de 1300 participantes oriundos de 80 países numa conferência que será uma montra da investigação de ponta para ajudar a caracterizar, compreender e responder aos problemas relacionados com os comportamentos aditivos e as dependências.

Trata-se de um evento co-organizado pelo SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Adições), EMCDDA (Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência) cuja sede é em Lisboa, o jornal científico Addiction/Sociedade para o Estudo das Adições (Addiction/SSA); e a Sociedade Internacional de Editores de publicações sobre Adições (ISAJE).

A cerimónia de abertura, no dia 23, conta com a intervenção de João Goulão, Diretor-Geral do SICAD e Alexis Goosdeel, Diretor do EMCDDA que iniciarão os trabalhos com uma sessão de boas-vindas.

Durante três dias, serão realizadas cerca de 850 apresentações distribuídas por 150 sessões que vão desde plenários, big debates,workshops e visitas guiadas a e-posters. Mais de 20 peritos e profissionais de renome internacional contribuem com o seu conhecimento  como oradores principais ou participando em painéis. Canábis, opiáceos, álcool, dependência de écran, tabaco e novas substâncias psicoativas estão entre os temas a abordar sob vários ângulos – desde as políticas internacionais e intervenções, aos direitos humanos e à apresentação de dados científicos.

Durante três dias, serão realizadas cerca de 850 apresentações distribuídas por 150 sessões que vão desde plenários, big debates,workshops, visitas guiadas a e-posters e terão lugar mais de 20 palestras proferidas por investigadores e profissionais reconhecidos mundialmente.

Dos vários parceiros que se juntaram a este evento, destacam-se organizações internacionais como as Nações Unidas, o Conselho da Europa e a Comissão Europeia.

Visite: