Via Verde do AVC: Hospital de Santarém organiza simpósio sobre doença cerebrovascular

24/10/2019

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) organiza o Simpósio de Via Verde do AVC dia 24 de outubro, com a colaboração da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC). O encontro, integrado nas comemorações do 40º Aniversário do SNS, terá lugar na Escola Superior de Saúde de Santarém, tem como objetivo promover um debate multidisciplinar sobre os temas na vanguarda em matéria de prevenção, tratamento e reabilitação do AVC (acidente vascular cerebral ).

O HDS tem implementado a Via Verde do AVC do Adulto desde julho de 2018, o que possibilita uma intervenção precoce no tratamento desta patologia.

Foram até à data efetuadas mais de 300 activações da Via Verde AVC, tendo 50 doentes sido submetidos a trombólide e cerca de 25 enviados para os hospitais de referência da área metropolitana de Lisboa onde existe Neurocirurgia/NeuroVascularização de Intervenção, para realizar procedimentos de trombectomia.

O AVC é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, daí a importância de profissionais competentes e empenhados no tratamento desta patologia.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/