Comunicado Infarmed: Horizon Scanning – Iniciativa que luta por preços de medicamentos mais justos lançada oficialmente

29 out 2019

Foi anunciado hoje, dia 29 de outubro, o lançamento oficial da Internacional Horizon Scanning Initiative (IHSI).

Esta data marca o lançamento oficial de uma organização internacional dedicada a promover preços mais justos nos medicamentos. A IHSI terá como objetivos, coligir e analisar dados que permitirão às autoridades e serviços de saúde nacionais, uma melhor preparação para a futura introdução no mercado de medicamentos potencialmente dispendiosos.

Documentos


Horizon Scanning

31/10/2019

Portugal participa na luta por preços de medicamentos mais justos

A Horizon Scanning Initiative (IHSI), organização internacional dedicada a promover preços mais justos nos medicamentos, foi lançada oficialmente no dia 29 de outubro. Portugal faz parte do projeto.

Esta iniciativa, composta por nove países – Portugal, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda – é o ponto de partida para uma missão que pretende adotar uma considerável posição de força.

A IHSI terá como objetivos coligir e analisar dados que permitirão, às autoridades e serviços de saúde nacionais, uma melhor preparação para a futura introdução no mercado de medicamentos potencialmente dispendiosos.

Todos os países membros partilham a visão de que um repositório de dados global e transparente, impulsionado pela tecnologia e para novos medicamentos, tem potencial para alterar o paradigma atual, reforçando a capacidade das autoridades na negociação dos preços dos novos medicamentos com a indústria farmacêutica.

A direção do projeto avança que «A IHSI é um órgão independente, financiado apenas pelos seus membros e marca o início de uma nova colaboração entre países dispostos a aproveitar o vasto potencial de dados em benefício de seus sistemas de saúde».

Em abril de 2018 o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde já tinha comunicado o início dos trabalhos preliminares para o projeto nacional.

Para saber mais, consulte:

Infarmed – http://www.infarmed.pt/