Alta resolutividade na pediatria: Hospital de Ovar disponibiliza interligação com centro de saúde

04/11/2019

A consulta de alta resolutividade em pediatria, um serviço disponível no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar desde fevereiro de 2019, tem permitido a melhoria da qualidade do atendimento aos utentes, com ganhos de tempo e redução de custos.

«O médico de família tem, frequentemente, situações específicas da pediatria que geram dúvidas e a tendência é enviar a criança para uma consulta ou mesmo urgência, às vezes sem motivo fundamentado, apenas com base numa suspeita que não é confirmada na unidade de destino. Com a consulta de alta resolutividade podemos solucionar um problema com maior celeridade e em interligação de forma quase imediata com o centro de saúde», explica o Coordenador do Serviço de Pediatria do Hospital de Ovar, Telmo Fonseca.

Na prática, esta consulta responde in loco às dúvidas suscitadas no médico de família que tem assim um «canal aberto» com os profissionais da área na unidade hospitalar. «Este serviço, ao permitir um contacto direto com o colega – eventualmente com troca de imagem por telemedicina ou consulta do registo de saúde eletrónico –, evita referência e deslocações desnecessárias e pode resolver grande parte das situações de forma atempada e com uma redução acentuada de custos», salienta o clínico.

Outro dos exemplos da interligação entre o hospital e o centro de saúde é a Via Verde Bronquiolites/Asma do Lactente. Trata-se de um serviço de referenciação de doentes para posterior avaliação no hospital por parte das Unidades de Saúde Familiar (USF) da Barrinha, Laços, João Semana, São João de Ovar e Alpha.

Após identificação do doente pelo médico da USF, com suspeita de bronquiolite/agudização de hiperreactividade brônquica, em situação estável, este é encaminhado para o Hospital de Ovar onde é feita a avaliação e a consequente decisão de abordagem, sendo transferido para o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga caso haja necessidade de internamento.

A equipa de pediatras do Hospital de Ovar é constituída por Telmo Fonseca, Marília Santos e Fátima Madruga. O serviço de consulta da especialidade (pediatria geral) funciona de segunda a quinta-feira, entre as 08h30 e as 17h30, e à sexta-feira, das 08h30 às 14h30.

A pediatria desta unidade hospitalar disponibiliza ainda a Consulta Aberta, cuja marcação é da iniciativa dos pais da criança no próprio dia, de forma presencial, independentemente do facto de a criança ter histórico de atendimento no hospital.

Para saber mais, consulte:

Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar – http://www.hovar.min-saude.pt/