Conferência Rede Médicos Sentinela – uma Rede com História – INSA

imagem do post do Conferência Rede Médicos Sentinela – uma Rede com História

31-10-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dia 28 de novembro, no seu auditório em Lisboa, a Conferência “Rede Médicos-Sentinela: uma Rede com História”. A iniciativa tem como principal objetivo dar a conhecer o percurso e evolução da Rede Médicos-Sentinela aos atuais médicos sentinelas e aos profissionais da área da saúde.

A Conferência pretende ainda estabelecer um paralelo entre a evolução de Portugal nas últimas três décadas, o aparecimento, crescimento e evolução da Rede e perspetivar a sua evolução no âmbito dos atuais desafios societais. A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa da Conferência “Rede Médicos-Sentinela: uma Rede com História”.

Criada em 1989, a Rede Médicos-Sentinela é um instrumento de observação em saúde que tem como principais objetivos fazer investigação clínica, estimar taxas de incidência anuais de algumas doenças e contribuir para a vigilância epidemiológica da população portuguesa. Esta rede é constituída por médicos de Medicina Geral e Familiar de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, que a integram a título voluntário.

Os dados obtidos pela Rede Médicos-Sentinela têm ajudado a desenvolver a componente clínica da vigilância integrada da gripe e contribuído para as estimativas de incidência de vários problemas de saúde dos portugueses como a diabetes mellitus, o acidente vascular cerebral ou depressão.

As taxas de incidência estimadas por esta rede de médicos são em muitas situações os únicos dados de incidência relativos a estes problemas de saúde disponíveis no nosso país, razão pela qual algumas das situações se têm mantido em notificação ao longo do tempo, aportando um importante contributo à vigilância epidemiológica.


INSA | Médicos-Sentinela

07/11/2019

INSA promove reunião anual da Rede, dia 29, em Lisboa

A Rede de Médicos-Sentinela, coordenada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), promove, dia 29 de novembro, a sua reunião anual, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos em 2019 e debater propostas de estudos a desenvolver. O encontro deste ano assinala também o 30.º aniversário da criação da Rede.

A reunião anual é «um momento privilegiado de discussão dos principais resultados obtidos nos estudos desenvolvidos durante o ano e também para apresentação e decisão dos próximos estudos a serem desenvolvidos pela Rede, que conta atualmente com mais de 130 médicos de medicina geral e familiar distribuídos por todo o país», destaca o INSA.

Durante o encontro, a decorrer no Auditório do INSA, em Lisboa, serão ainda apresentados dados relacionados com insuficiência cardíaca, reações adversas a medicamentos e planeamento de cuidados em fim de vida.

O programa da reunião de 2019 prevê ainda uma sessão dedicada aos 30 anos da criação da Rede Médicos Sentinela. Os interessados em participar nesta iniciativa, que tem como destinatários médicos-sentinela, profissionais do INSA e outros profissionais de saúde, deverão efetuar a sua inscrição através de formulário próprio. A reunião deste ano é precedida, no dia 28 de novembro, pela conferência «Rede Médicos-Sentinela: uma Rede com História».

Formada em 1989, a Rede de Médicos Sentinela é um sistema de observação e vigilância em saúde formado por médicos de medicina geral e familiar (especialistas e médicos internos) que voluntariamente participam na notificação dos eventos de saúde em estudo.

Para saber mais, consulte:

INSA > Reunião anual da Rede Médicos-Sentinela 2019