Dia de Consciencialização do Stress: OMS classificou o stress como a «epidemia de saúde do século XXI»

06/11/2019

Esta quarta-feira, dia 6 de novembro, assinala-se o Dia da Consciencialização do Stress. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o stress como a «epidemia de saúde do século XXI», afetando cada vez mais pessoas a um nível global e constituindo uma realidade inescapável no mundo de hoje.

Os objetivos da data passam por fornecer informação sobre o stress e por sensibilizar para a importância do bem-estar para o indivíduo, partilhando estratégias de combate ao stress às organizações e ao indivíduo.

Recorde-se que o «burnout» (ou stress profissional) entrou na nova classificação internacional de doenças da OMS, que vigorará a partir de 1 de janeiro de 2022, e surge na secção consagrada aos «problemas associados» ao emprego e desemprego, sendo descrito como «uma síndrome resultante de ‘stress‘ crónico no trabalho que não foi gerido com êxito».

A doença, de acordo com a OMS, caracteriza-se por «um sentimento de exaustão, cinismo ou sentimentos negativistas ligados ao trabalho e eficácia profissional reduzida».

Visite:

OMS – https://www.who.int/