Direção-Geral da Saúde lança nova Plataforma da Mortalidade

Direção-Geral da Saúde lança nova Plataforma da Mortalidade

A Direção-Geral da Saúde lançou a “Plataforma da Mortalidade”, que centraliza informação sobre os óbitos em Portugal, permitindo cruzar vários indicadores e obter, por exemplo, as causas específicas de morte.  Integrando dados do Instituto Nacional de Estatística e do sistema de informação dos certificados de óbito – SICO possibilita cruzar dados que respondam a perguntas como “do que se morre mais em Portugal” ou “como varia a taxa de mortalidade neonatal com a duração da gravidez ou com o peso à nascença.

Este é o primeiro de vários temas que, progressivamente, irão ser colocados à disposição de todos, com informação validada e de fácil consulta. Em preparação estão as Plataformas do Plano Nacional de Saúde (PNS), Programa Nacional das Doenças Respiratórias, Transmissíveis, Cardiovasculares, da Diabetes, Saúde Mental, e mais. Esperamos que esta forma de divulgação responda à maior parte das necessidades de informação e constitua uma contribuição válida para a literacia em saúde.

Consulte aqui a Plataforma da Mortalidade.


DGS | Plataforma da Mortalidade

11/11/2019

Plataforma permite centralizar informação e cruzar indicadores

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou a «Plataforma da Mortalidade», que centraliza informação sobre os óbitos em Portugal, permitindo cruzar vários indicadores e obter, por exemplo, as causas específicas de morte.

Integrando dados do Instituto Nacional de Estatística e do SICO – Sistema de Informação dos Certificados de Óbito, a plataforma possibilita o cruzamento de dados para responder a perguntas como quais as principais causas de morte em Portugal ou como varia a taxa de mortalidade neonatal com a duração da gravidez ou com o peso à nascença.

Este é o primeiro de vários temas que, progressivamente, irão ser colocados à disposição de todos, com informação validada e de fácil consulta. Em preparação estão as Plataformas do Plano Nacional de Saúde, Programa Nacional das Doenças Respiratórias, Transmissíveis, Cardiovasculares, da Diabetes, Saúde Mental, entre outras.

Com estes mecanismos, a DGS espera conseguir responder à maior parte das necessidades de informação e constituir uma contribuição válida para a literacia em saúde.

Para saber mais, consulte: